sexta-feira, 3 de abril de 2009

Escritores da Liberdade


Escritores da Liberdade é o típico filme água com açúcar do professor que pega uma turma de rebeldes já dada como perdida por todo o grupo docente - e a comunidade - e os "salva" de cair na criminalidade.

Sim, é um clichê!!!

Você já reparou como a história americana está cheia de professores desse tipo???

Pois eu sou filha de uma professora e posso dizer que no Brasil também temos excelentes profissionais que conseguem mostrar a uma turma de alunos, que se consideram sem futuro algum, que eles podem vencer se quiserem e lutarem por isso. Pena que por aqui ao invés de valorizados e incentivados eles são simplesmente boicotados.

O preconceito é o maior de todos os males que atinge a turma do filme. Inspirados pela leitura do livro O Diário de Anne Frank um dos "deveres de casa" que a professora passa é que cada aluno escreva seu diário e são esses diários que deram origem ao filme.

O filme é lindo, a lição é maravilhosa!!!

Mas eu acho que essa professorinha não é tudo o que o filme transmite!!! Se quiser saber o porquê é só grifar o SPOILER a seguir.

SPOILER

A professorinha realmente deu um show. Tranformou uma turma de aspirantes a marginalidade em estudantes com futuro promissor.

Mas o final me faz pensar ...
Será que ela é mesmo tão boa assim??? Ou só deu sorte de pegar uma turma que tinha interesse em sair da situação em que se encontrava???

O que acontece é que no filme ela só poderia dar aula para 1° e 2° ano do colegial e todos juntos lutaram para que ela lecionasse também o 3° e o 4° anos.

Até aí nada demais ... mas ao final do filme é revelado que a professorinha seguiu com a maioria dos seus alunos para a faculdade.

Acompanhando os alunos até a faculdade??? Se ela era mesmo tão boa porque não retornou ao 1° ano para "salvar" uma nova turma???

Só me resta duas interpretações ... a primeira é que ela não teria capacidade para começar do zero com uma nova turma; e a segunda, e que eu acredito ser mais provável e mais lamentável, é que ela acreditava que não teria capacidade para começar do zero com uma nova turma.

Os professores do Brasil não seguem seus alunos até a faculdade ... ao contrário ... eles encerram o ano e se preparam para começar tudo novamente com um nova turma ... não sei vocês ... mas pra mim ... esses sim são os que mereciam filmes em sua homenagem.

RECOMENDO!!!

Nenhum comentário: