domingo, 23 de agosto de 2009

Tropa de Elite


Um comentário antes de qualquer coisa: O filme não tem a mesma história do livro!!!

E tendo isso em vista não há o que dizer no aspecto livro versus filme.

Assim como praticamente o Brasil inteiro eu assisti o filme antes da estréia nos cinemas e da mesma forma que a maioria dos brasileiros fez - ao menos é o que indica a bilheteria - também fui assistí-lo no cinema só para ver o Capitão Nascimento no telão!!!

Capitão Nascimento - Wagner Moura - é capitão do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro - a.k.a. BOPE - e está a procura de um substituto; mas não vai ser fácil encontrar alguém a sua altura para ocupar o cargo.

O filme é ótimo!!! Tem ação, tem história e um ritmo tão frenético que é difícil desgrudar os olhos da telinha!!!

Como moradora da Zona Norte do Rio já vi o 'caveirão' várias vezes pelas redondezas e posso afirmar que uma coisa eles realmente têm de sobra ... Técnica!!!

Não posso garantir a santidade de ninguém mas um fato mostrado no filme eu já presenciei. Quando eles estão nas ruas, mesmo armados, a população realmente passa tranquila e sem se preocupar; essa 'confiança' mostrada no filme realmente existe e admito que até hoje me surpreende.

Agora quanto aos detalhes do treinamento ... não conheço ninguém do BOPE ... mas já ouvi amigos militares citarem algumas das coisas mostradas no filme muito antes do livro ser escrito.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Legion


Ok!!! Ok!!! Esse não é um filme que assisti ... é apenas mais um para minha lista de Vem Aí!!!

Recebi o link do trailer no Twitter, assisti e definitivamente é mais um filme a entrar pra minha lista.

Obs.: Assista em Tela cheia!!!



quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Harry Potter e a Câmara Secreta


No seu segundo ano em Hogwarts Harry Potter conhece um ser mágico - e muito pentelho -, Dobby, cujo objetivo principal é proteger o jovem Harry. A graça toda da história é que as tentativas de dobby para proteger o menino sempre o deixam a beira da morte.

O filme soube colocar bem o quanto o Dobby é pentelho mas não chega nem perto do que vemos no livro.

Sou louca por efeitos especiais e os desse filme são muito legais.

Na análise livro versus filme até que a adaptação ficou legal, mesmo não tendo dado a devida importãncia a uma personagem como o Dobby ignorando totalmente a história dos elfos domésticos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Harry Potter e a Pedra Filosofal


Um final de semana desses aí fui ao cinema com minha prima assistir o último filme do bruxinho, mas achei melhor falar de todos eles antes de chegar ao último.

Assisti esse filme antes de ler o livro - eu sei, não é típico da minha pessoa mas na época estava 'na moda' e eu não gosto de modismos - achei o filme bem legalzinho.

É bem infantil e com efeitos especiais maravilhosos e encantadores.

Nesse filme é apresentado o bruxinho Harry Potter e toda a trama que envolve o menino e o bruxo mais poderoso e mais cruel que o mundo bruxo e o trouxa - eita tradução mais tosca hein??? - já conheceu.

As discrepâncias entre o filme e o livro não são grandes o suficiente para parecer outra história - como é o caso da Bússula de Ouro - mas o suficiente para incomodar quem leu o livro.

A adaptação deixou muito a desejar principalmente porque o filme tranformou o Harry Potter num pobre menino órfão, inocente, ingênuo e que sofre maus tratos dos tios e primo, mas não é bem isso que diz o livro.

O verdadeiro Harry Potter sofre nas mãos dos tios e primo e é órfão ... o caso é que de criança inocente e ingênua ele não tem absolutamente nada. O menino retratado pela J. K. Rolling é arteiro, levado e bem mal criado ... em suma ... uma criança completamente normal.

Entre filme e livro ... eu sempre - obviamente - recomendo o livro, mas nesse caso nem tem o que pensar ... as personagens que são mostradas no filme são muito diferentes das do livro, e não é da aparência física que falo ... mas das personalidades de cada um.

O filme é gostoso de assistir e quem gosta do estilo Fantasia vai curtir bastante ...