sábado, 28 de março de 2009

A Bússola de Ouro


O que eu achei do livro já foi relatado no respectivo blog, então aqui vou fazer a contraposição livro x filme. Sempre procurarei colocar a análise comaprativa por aqui (afinal o livro é sempre melhor mesmo).

No começo eu acreditei estar diante da melhor adaptação para os cinemas que já tinha presenciado ... doce ilusão.

As diferenças do livro para o filme, no começo, são tão pequenas que se tornam aceitáveis para evitar o tédio de uma tela com letrinhas contando história.

Mas o filme cometeu um grande pecado completamente desnecessário!!!

Dois grandes pontos da história foram simplesmente trocados de ordem, para quem só viu o filme fica tranquilo ... mas para quem leu o livro - ou, mesmo não tendo lido, simplesmente gosta de pensar - essa mudança gera algumas incoerências no roteiro.

SPOILER!!!

Svalbard que deveria se passar depois do ataque a Bolvangar foi colocado ANTES no filme. Tá ... beleza ... daí alguém que goste de pensar se perguntará:
Porque alguém sequestraria uma garotinha só para dá-la de presente para os ursos???
Porque na verdade eles não levaram Lyra para os ursos ... eles a venderam para os "doutores" de Bolvangar!!!
Mas porque cargas d'água Iorek não levou seus ursos com ela para Bolvangar???
Simples ... Iorek ainda não tinha reassumido seu trono, ele só o reassumiu DEPOIS de sair com Lyra, Roger e o Aerostata de Bolvangar, e nem vale a pena tentar explicar toda a trama muito bem elaborada que envolve o encontro entre Lyra e os outros ursos de armadura, é melhor ler o livro.
Faz mais sentido não???

Sem contar o MAIOR dos pecados, na minha opinião.

DESTRUIRAM a história do Iorek Byrnison ... aff!!! fala sério ... quase gritei quando ouvi a historinha besta que deram pra ele no filme.

Caro amigo ... o filme é MUITO BOM!!! Mas não chega nem aos pés da maravilhosa obra escrita de Philip Pullman.

Sem contar que o final do filme não tem aquele impacto de história inacabada que faz com que todos queiram assistir ao próximo. Já o livro ... recomendo só ler o primeiro depois de comprar os três.

Nenhum comentário: