sábado, 28 de março de 2009

A Bússola de Ouro


O que eu achei do livro já foi relatado no respectivo blog, então aqui vou fazer a contraposição livro x filme. Sempre procurarei colocar a análise comaprativa por aqui (afinal o livro é sempre melhor mesmo).

No começo eu acreditei estar diante da melhor adaptação para os cinemas que já tinha presenciado ... doce ilusão.

As diferenças do livro para o filme, no começo, são tão pequenas que se tornam aceitáveis para evitar o tédio de uma tela com letrinhas contando história.

Mas o filme cometeu um grande pecado completamente desnecessário!!!

Dois grandes pontos da história foram simplesmente trocados de ordem, para quem só viu o filme fica tranquilo ... mas para quem leu o livro - ou, mesmo não tendo lido, simplesmente gosta de pensar - essa mudança gera algumas incoerências no roteiro.

SPOILER!!!

Svalbard que deveria se passar depois do ataque a Bolvangar foi colocado ANTES no filme. Tá ... beleza ... daí alguém que goste de pensar se perguntará:
Porque alguém sequestraria uma garotinha só para dá-la de presente para os ursos???
Porque na verdade eles não levaram Lyra para os ursos ... eles a venderam para os "doutores" de Bolvangar!!!
Mas porque cargas d'água Iorek não levou seus ursos com ela para Bolvangar???
Simples ... Iorek ainda não tinha reassumido seu trono, ele só o reassumiu DEPOIS de sair com Lyra, Roger e o Aerostata de Bolvangar, e nem vale a pena tentar explicar toda a trama muito bem elaborada que envolve o encontro entre Lyra e os outros ursos de armadura, é melhor ler o livro.
Faz mais sentido não???

Sem contar o MAIOR dos pecados, na minha opinião.

DESTRUIRAM a história do Iorek Byrnison ... aff!!! fala sério ... quase gritei quando ouvi a historinha besta que deram pra ele no filme.

Caro amigo ... o filme é MUITO BOM!!! Mas não chega nem aos pés da maravilhosa obra escrita de Philip Pullman.

Sem contar que o final do filme não tem aquele impacto de história inacabada que faz com que todos queiram assistir ao próximo. Já o livro ... recomendo só ler o primeiro depois de comprar os três.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Vanilla Sky


Versão americana do filme Abre los ojos Vanilla Sky é um remake ... ouso dizer ... bem feito.

Ele manteve muito da história do filme original - até a Sofia é a mesma, Penelope Cruz - porém enquanto o filme original mostra a personagem principal evoluindo para um nível psicótico que chega a preocupar seus amigos. Esse filme coloca o Tom Cruise como um pobre coitado mal entendido e largado de lado.

Essa troca na personalidade da personagem principal acaba tornando esse filme mais fraco que o original. Mas ainda assim toda a essência da história está presente.

Gostei muito de ambas as versões, embora a original seja a minha favorita.

RECOMENDO!!!

Abre los ojos


Deveria postar sobre esse filme antes de falar sobre O Labirinto do Fauno já que esse foi o primeiro filme em língua espanhola que assisti.

Abre los ojos foi mais um filme com direito a remake - mal feito, na minha opinião - dos EUA. E pra variar esse é mil vezes melhor!

Um mulherengo se envolve num "acidente" de carro com uma ex-namorada e termina com o rosto desfigurado. Com o rosto já recuperado e tudo, aparentemente, correndo bem ele começa a ser atormentado por visões de sua ex-namorada.

O filme é ótimo e o final é surpreendente.

RECOMENDO!!!

O Labirinto do Fauno


Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro O Labirinto do Fauno é um mix de suspense e drama digno de aplausos.

A historia de uma garotinha que viaja para o campo com os pais adotivos e começa a se fechar em sua própria imaginação.

O filme é envolvido num clima de fantasia com um toque de suspense que te prende do início ao fim. Embora um pouco "corrido" pro meu gosto a história é excelente e emocionante com um final delicadamente triste.

Esse foi o segundo filme - que eu me lembre - de língua espanhola que assisti e que me fez ficar ainda mais fã do cinema deles.

RECOMENDO!!!

O Chamado


Versão americana do Thriller de terror Ringu ele segue num ritmo mais agitado que o original, porém tanta tensão durante o filme acaba sendo um balde d'água fria quando chega ao final.

Eles maniveram o mesmo enredo e o mesmo final - fraco - do original mas alteraram o "vídeo sinistro" - que não chega nem aos pés do original - e boa parte da trama.

Além da versão americana dar a entender coisa que não existe na história original - que a menina só sai do vídeo porque a repórter encontrou o corpo dela e o removeu do poço - o que mais me enervou nesse remake foi a tosquice de se ouvir uma voz de menininha dizendo "7 dias" quando se atende o telefone.

Hein??? Tá me zoando né??? Só pode!!!

O grande arrepio do original era que a única coisa que se ouvia ao telefone era o ruído estranho que se ouve durante o vídeo - que na versão original é bem mais sinistro que o do remake - dando um toque ainda mais assustador ao lance do "telefone tocar". E eles substituem isso pela palhaçada do "7 dias"???

7 dias é o caramba!!! Vai aprender a fazer um remake que preste!!!

Ringu 0


O último filme da saga Ringu, na verdade é o primeiro.

Primeiro??? Você se pergunta ...

Mais ou menos ...

O terceiro filme é intitulado Ringu 0 pois ele explica toda a história da jovem Sadako que desencadeou todos os acontecimentos que originam o vídeo.

A história é um tanto bizarra ... mas se você gostou do estilo, gostará desse também.

Ringu 2


O Cinemal Oriental chegou dominando o gênero Terror!!!

No segundo filme da série um repórter está investigando o caso do "vídeo assassino" e acaba trilhando um caminho que cria sobre ele um nova maldição.

Não há muito o que falar desse filme sem cair em SPOILER. Mas vale deixar claro que todo o suspense e terror do primeiro filme são mantidos.

A trama desse filme segue uma linha bem diferente da do primeiro mas sem perder a qualidade, para quem gostou do estilo vale assistir.

Ringu


Ringu (a.k.a. O chamado) foi o primeiro grande sucesso oriental no gênero de Terror. O sucesso foi tanto que os EUA até fizeram a versão deles - que sinceramente é fraquíssima.

O filme oriental dá um banho no remake. Mas quem já viu a versão original pode acabar não gostando muito dessa.

O "misterioso vídeo" que é gravado acidentalmente, nessa versão original, é um apanhado de imagens desconexas com um barulho bem assustador. O vídeo por si só já dá um friozinho na espinha. Coloquei o original ao final do post para vocês saberem do que falo.

O filme original é um pouco parado e tão focado na busca da repórter pela história que envolve a garota no vídeo que os toques que nos levam ao grande (porém não muito criativo) final do filme praticamente passam desapercebidos.

Esse ritmo lento é compensado pela famosa cena da Sadako saindo do aparelho de TV que é simplesmente perfeita e a versão dos EUA não chegou nem aos pés!!!

Enquanto os EUA coloca a Samara como uma imagem de vídeo que saiu de dentro da fita, a versão original coloca uma mulher - morta, claro - em carne e osso saindo de dentro da TV com uma espécie de rigor mortis ao andar que é de assustar. Só vendo pra saber ...

Segue o vídeo sinistro do filme original ... se, após você terminar de ver o vídeo, o telefone tocar ... NÃO ATENDA!!!


terça-feira, 17 de março de 2009

Sexto Sentido


Esse é complicado de falar ... principalmente porque acho que muitos vão "me crucificar".

Atenção: coloquei alguns Spoilers* do filme escritos na cor branca, Se você já viu o filme é só grifar a área e poderá ler sem problemas, se não viu aconselho não fazer isso.

Sexto Sentio é um ótimo suspense com um toque de terror na medida certa.

Uma das melhores direções que já assisti, o filme prende do começo ao fim. Assusta nos momentos certos. É emocionante e, eu não sei quanto a vocês, mas quando o menino resolve contar o segredo dele pra mãe eu tive de segurar as lágrimas.

Mas aí vem aquilo que fará muitos não me entenderam.

O final não me surpreendeu em absolutamente nada. Ao contrário ... o final do filme foi minha desforra!!!

Explicando ... SIM, eu sabia da "grande revelação" (que a personagem do Bruce Willis estava morto) desde o começo do filme.

Acredito que se meu irmão e minha mãe não tivessem assistindo comigo eu teria simplesmente odiado o filme.

Por quê?

Por causa da minha mãe e do meu irmão é que eu percebi que o filme era tão bem dirigido que somente com muita atenção (ou conhecimento de anatomia o suficiente para saber que um tiro daqueles é fatal se não socorrido rapidamente, o que foi o meu caso) seria possível identificar os sinais discretamente inseridos no filme.

SPOILER

Desde o momento em que ele foi baleado eu reclamei quando ele apareceu no "outono seguinte" eu reclamei "Mas ele morre logo no começo do filme?"mais uma vez "mas um tiro daqueles mata".

Minha mãe e meu irmão me convenceram a simplesmente assistir o filme ... estava eu assistindo - fula da vida porque várias pessoas haviam elogiado tanto um filme com uma história tão besta - quando minha mãe e meu irmão reclamam da atitude da mulher dele: "que frieza!" ...

Frieza??? eu pensei ... como assim frieza??? Ela tá de luto pô!!!

Aí eu entendi o que todo mundo gostou tanto no filme ... minha mãe e meu irmão achavam que o cara ainda estava vivo!!! BINGO!!! O tchan do filme era que os espectadores só descobriam que o Bruce Willis era um fantasma no final do filme.

A cara dos dois me olhando quando foi revelado foi d+!!! Ganhei meu dia!!!

*Spoiler: termo usado quando se quer avisar que o texto pode conter informações sobre a história.

P.S.: Sim, eu resolvi postar sobre esse filme só porque a Globo decidiu exibí-lo hoje.

sábado, 14 de março de 2009

O Nevoeiro


Baseado num conto homônimo de Stephen king o filme é uma excelente adaptação.

As únicas discrepâncias com o conto são resultado da mania dos produtores americanos em querer explicar tudo.

Que mania chata hein???

Os caras acham que precisam explicar tudo e muitas vezes acabam com todo o mistério e terror da história.

Esse conto não possui nenhuma explicação, o nevoeiro surge do nada e a história termina (ou não) sem a mínima pista do que pode ter ocasionado esse fenômeno.

Já o filme ... de cara você encontra um grupinho de militares no supermercado. Preciso dizer que eles apelaram pro clichê de que a culpa é dos experimentos secretos realizados pelos militares??? Nem Mulder iria tão longe ...

E o final do filme é muito diferente do final idealizado por Stephen king. Mas não deixa de ser um bom final.

O mestre optou por aterrorizar a todos nós com seu clássico final generalizado, assim mesmo, que você não se identifique com a personagem principal, você se assustará com a história.

Já o filme optou pelo pessoal ... de focar todo o terror da história na personagem principal. Sem contar que leva alguns espectadores a crer que uma certa bitolada possa ter tido alguma razão no final.

A escolha de final foi boa ... mas se você for como eu e não se identificar com a personagem principal ... não será tão aterrador.

sexta-feira, 13 de março de 2009

13° andar


Em homenagem ao dia de hoje meu último review será sobre o filme 13° andar.

Acho que deu pra perceber que resolvi começar por filmes que eu gostei né?

No 13° andar de um prédio fica o "estúdio" de três cientistas. Eles criaram um mundo virtual onde as personagens têm comportamento e até pensamentos próprios.

Lembra algum outro filme?

Pois é caros amigos ...

Todos que já conheciam esse filme tiveram uma sensação de dejá vú ao assistir Matrix. O final de Matrix Reloaded então deu mais certeza ainda ao pessoal ... mas eis que Matrix Revolution surge e acaba com qualquer dúvida.

Se você não viu 13° andar, mas viu a trilogia Matrix ... antes que desanime ... a única semelhança entre os dois é o mundo virtual, nada mais!!!

Esse aqui eu recomendo de olhos fechados aos fãs de Ficção Científica e ele ainda ganha a tag de Terror/Suspense porque além de ser um bom suspense ele tem muito de "terror psicológico".

Já a trilogia Matrix ...

Se você quer qualidade assista só o primeiro, se gosta de ação pode ver o segundo ... agora se quiser cometer um crime a sua mente ... aí você assiste o terceiro.

Silent Hill


Tá aí uma EXCELENTE adaptação de game para o cinema!!!

A melhor de todas as adaptações que já assisti até hoje.

Silent Hill é uma cidade amaldiçoada e o filme tem todos os elementos aterrorizantes do jogo.

As criaturas, o cenário sempre coberto por uma "estranha neblina" e o que dá um calafrio na espinha de todos que já jogaram ... a sirene!!!

Quem já jogou sabe bem o que a sirene trás junto com ela ... e quem assiste o filme vai sentir o mesmo frio na espinha quando a sirene tocar.

Para os gamemaníacos o final do filme é mais do que esperado, é apropriado. Mas quem desconhece o game pode não gostar muito.

Fui procurar o teaser do filme ... e encontrei um teaser para o segundo filme ...

PARA TUDO!!!
2° FILME???
EU TENHO DE ASSITIR!!!

Segue os (teaser) trailers pra dar um gostinho ...




Legenda:
- Querida, algumas vezes quando você vai dormir você dá uma volta
e algumas vezes você fala sobre um lugar
chamado Silent Hill
- Eu não lembro


Legenda:
Seu marido desapareceu
Um mês atrás
Numa cidade fantasma chamada Silent Hill
Agora ela o está procurando naquele lugar
Mas, uma vez dentro de Silent Hill
Não há volta
- Querido?

Resident Evil: Extinção


O último (até agora) da Trilogia - a animação conta? - de filmes baseado em Resident Evil chegou aos cinemas prometendo.

Embora o trailer teaser deixe claro que não será baseado em nenhum dos jogos da série ele deixa o gostinho de semelhança com um game. Parecia que finalmente teríamos um filme bem estilo RE ... muita ação, suspense e zumbis.

Doce ilusão!!!

A história dá um toque assustador ao filme ... aliás só o título já dá pra perceber da extinção de quem estão falando né?

Nesse filme só temos de volta o Oliveira, a Jill sequer é mencionada, aparece também uma Claire que ainda fico pensando se realmente quiseram remeter a Claire redfield - eu acho que não. E você? - e a Alice que já começa afastada do grupo com quem terminou no segundo filme e nem se tem idéia de como se separaram.

O teaser é ótimo ... mas novamente os fãs se desepontam pela falta de proximidade com os jogos. E novamente o filme segue a linha de ação do segundo.


Resident Evil: Apocalipse


O primeiro filme, diferente de qualquer jogo de Resident Evil, traz uma explicação para toda a trama de zumbis ... e termina com a Alice (Milla Jovovich) no meio de uma Racoon City totalmente destruída.

O final do primeiro deixou a entender que o segundo seria mais fiel ao jogo, na verdade eu achei que seria praticamente o jogo nas telas. Mas não foi exatamente isso que aconteceu ...

Novamente o filme foi carregado de história e explicações - nada típico do jogo - mas a ação é ótima e podemos ver Sienna Guillory numa interpretação incrível de Jill Valentine (ela fez questão de copiar todos os movimentos da personagem do jogo), além do Nemesis que parece ter sido extraído diretamente do jogo.

Muitas cenas do filme são idênticas aos dos jogos também, até Resident Evil Code Veronica é referenciado, mas fora isso Resident Evil: Apocalipse não passa de um bom filme de ação.

Resident Evil: O Hóspede Maldito


Esse filme já chegou disparando o coração dos game maníacos!!!

Um dos jogos mais amados e conhecidos dentre os fãs de games de estratégia finalmente ganhava uma adaptação aos cinemas.

O trailer teaser do filme era simplesmente sensacional ...

Estruturado como uma reles propaganda de cosméticos mostrava uma mulher com algumas ruguinhas um produto revolucionário para evitar o avanço da idade que promete "trazer as células mortas de volta a vida" ... os fãs do video game não conseguiam segurar o espanto quando é mencionado o nome da conhecida Umbrela Corporation.

Não consegui achar o Teaser do primeiro filme de jeito nenhum ... mas tem o teaser do segundo que segue exatamente a mesma linha do do primeiro filme.



Resident Evil: Degeneration


Confesso!!!

Sou louca por vídeo-game ... sempre fui!!!

Mas essa imagem ao lado - e esse post - não é sobre jogo de vídeo-game. É sobre um longa de animação baseado em um jogo.




Resident Evil rendeu 4 filmes ...
Resident Evil: O hóspede Maldito
Resident Evil: Apocalipse
Resident Evil: Extinção
Resident Evil: Degeneration

Clicando em cada título você verá minha opinião sobre cada um deles [atulização dos links em breve].

AMO Resident Evil!!!

Os jogos têm um grande enredo, uma boa trama e um suspense de arrepiar!!! As trilhas e os cenários são de gelar o sangue!!!

Os filmes foram muito bons, se você dispensar totalmente a vontade de encontrar semelhanças com o jogo.

A única coisa que podemos ver nos filmes que nos remetem ao jogo são: a cena final do primeiro filme e os cenários do segundo filme.

Sem contar algumas personagens clássicas como Carlos Oliveira e Jill valentine (essa parece ter sido extraída direto do jogo) ... ah!!! Claro ... o Nêmesis tb!!!

Dos 4 filmes essa animação é a única digna de ser comparada ao jogo. Embora não seja baseada em nenhum dos jogos temos Clair Redfield e Leon Kennedy - do jogo Resident Evil 2 - de volta a ação em um longa cujo enredo é perfeito para um game.

O visual e a personalidade do Leon me fazem crer que esse filme se passa após o jogo Resident Evil 4, tem até direito a uma pontinha da Hunnigan (sem óculos).

Para os fãs do game que se desapontaram com os 3 filmes ... assitam esse longa e se vejam redimidos.

Guerra dos Mundos - Refilmagem


Tom Cruise é divorciado, pai de dois filhos e está em seu final de semana com os filhos quando a guerra começa.

Refilmagem do filme de 1953, esse filme é simplesmente MARAVILHOSO!!!

De todas as refilmagens que assiti até hoje essa é a melhor!!!

Os EUA sempre pecam por querer alterar a essência da história - como fizeram com A Fantástica Fábrica de Chocolate - mas mantendo as personagens.

Pois essa refilmagem eles fizeram muito bem feita!!! As personagens estão mais modernas e toda a essência do filme foi mantida, incluindo o final.

Quem nunca assistiu ao original pode não gostar muito desse devido ao conceito muito antiquado que envolve o desfecho do filme. Mas aqueles que são fãs do primeiro filme com certeza vão ADORAR esse!!!

RECOMENDO!!!

TÍTULO: Guerra dos Mundos
ANO: 2005
PAÍS: EUA
DURAÇÃO: 116 minutos
DISTRIBUIDORA: Paramount
DIREÇÃO: Steven Spielberg
ELENCO: Tom Cruise, Tim Robbins, Miranda Otto e Dakota Fanning

Guerra dos Mundos - Original


Como post de estreia vou falar de um clássico de Ficção Científica.

Guerra dos Mundos

O filme é ótimo se você assistí-lo com consciência de que foi lançado em 1953 não há como não gostar. O final, embora meio batido para o século 21, é perfeito e chocante para o público da década de 50.

O clássico é tão famoso que não há fã de Ficção Científica que não o conheça. E foi digno de refilmagem ...

A versão original é em preto e branco mas já existe DVD colorizado por computador a venda!!!

Se você gosta de Clássicos de FC, esse não pode faltar na ua lista!!!

Na minha opinião é nota 10!!!

TÍTULO: Guerra dos Mundos
ANO: 1953
PAÍS: EUA
DURAÇÃO: 85 minutos
DISTRIBUIDORA: Paramount
DIREÇÃO: Byron Haskin
ELENCO: Gene Barry; Ann Robinson; Robert Cornthwaite; Henry Brandon; Jack Kruschen; Less Tremayne

quinta-feira, 12 de março de 2009

Introdução ...


Mais um blog ...

Esse é pra falar sobre os filmes que assisti. Uma pequena crítica a cada um ...

Meus gêneros favoritos são Ficção Científica, Terror, Suspense e Policial. Então devo confessar que sempre apresentarei um olhar um pouco mais crítico aos filmes desse gênero.

A ordem de postagem segue uma lógica simples ... posto os filmes conforme for dando vontade de falar deles (risos). Só haverá cronologia no caso de remakes ou refilmagens ... fora isso vai conforme der vontade.

Aguarde!!!